« Home | depressão » | o poeta.o sonho.os amantes » | vidência » | Do livro segundo da noite escura, de São João da C... » | as crianças » | a luz infinita » | a métrica da vida » | just a simple thought 5 » | a mulher » | balada »

Aos Amigos de Herberto Hélder

Amo devagar os amigos que são tristes com cinco dedos de cada lado.
Os amigos que enlouquecem e estão sentados, fechando os olhos,
com os livros atrás a arder para toda a eternidade.
Não os chamo, e eles voltam-se profundamente
dentro do fogo.
- Temos um talento doloroso e obscuro.
construímos um lugar de silêncio.
De paixão.

Herberto Hélder

para ler uma crítica completa à obra de Herberto Helder, elaborada por Maria Estela Guedes, no seu livro on-line:"Herberto Helder Poeta Obscuro" vá a Herberto Helder Poeta Obscuro
.
Excerto desse mesmo livro:

"Herberto Helder é dos poetas mais fascinantes que me foi dado ler, e aquele cujo poder encantatório mais me deslumbrou. Este livro representa o tributo que ao fim da estrada o viajante paga por a ter percorrido, sendo também o resultado de quatro anos de convivência assídua com a obra herbertiana.


De modo geral direi fazer-se aqui o levantamento de bastantes motivos, alguns suficientemente importantes para lhes chamar temas (o corpo, o poema, o espelho, a voz, a árvore, a crlança, a casa, a pedra, a mãe, a cabeça e muitos outros) , e daquilo que consideraria os temas centrais da obra (a vida, a morte, o erotismo, a poesia, o conhecimento, a visão mágica do mundo), razões que porventura determinam a actuação encantatória dos poemas na imaginação e sensibilidade do leitor. Tais levantamentos surgem tentacularmente dirigidos à generalidade da obra, no sentido de lhe apreender o funcionamento de base e o sentido mais fundo."

Bom dia Vitor,
Com bastante frequência regresso «ao lugar» do Herberto. Ele é, com Ruy Belo e o Eugénio e o Rosa, uma das minhas referências. Grato e parabéns por este post.
Um abraço
João

engraçado que é também um dos meus preferidos assim como o Ruy Belo. Estive inclusivamente para colocar antes de Herberto um post do Ruy Belo.
Também aprecio muito o Rosa e o Eugénio, mas conheço(leio) menos deles.

Excelente postagem. Ao lado de Helberto Helder coloco um outro poeta o "poeta maior" Daniel Faria.

Se o permitir linkarei «das cinzas para a luz infinita» ao «a luz do voo».

Boa semana.

sem dúvida! descobri Daniel Faria há já há algum tempo e de então para cá tenho introduzido poemas dele, na lista dos meus favoritos, como aquele que já coloquei neste blogue.
Quanto ao link fico grato e por mim tem toda a permissão, até porque gosto muito do seu blogue e faço-lhe visitas regulares
e por isso mesmo já coloquei o link para o seu blogue aqui, já faz algum tempo.

Relendo.
Já linkei.
Até a uma nova postagem.

Boa semana.

Obscuro...de fascinante. Sim.

Elsefire, já tem outro blog?

Bom fim de semana.

Maria do Céu Costa

o herberto mexe com as quatro estações do meu coração

Bom estar por aqui.
Maravilhoso post
Bjs

Enviar um comentário

About me

  • Nome elsefire
  • Vivo em Aveiro, Portugal
  • busco com perseverança e serenidade a perfeição aos olhos da luz que me embala.
My profile

Link em destaque esta semana


View My Stats